Artigos

[Artigos][bleft]

Notas Musicais

[Notas Musicais][twocolumns]

Gaia, uma mensagem para você.


A natureza guiou-nos durante milhares de anos no nosso desenvolvimento (que até agora tem sido individualista) até o ponto em que nosso egoísmo cresceu ilimitadamente e parece que não podemos fazer nada sobre isso.

Acontece que nós chegamos num estado e que somos obrigados a ser interligados corretamente e de uma forma integral. Quanto à forma de alcança-lo, não sabemos. Mas, talvez, se encontrarmos a maneira de resolvê-lo, superaremos todas as crises: a familiar, o ensino, a economia, a social, governamental e global.

Por tanto, o problema está com o homem: Como podemos mudar nós mesmos para estar em homeostase (capacidade do organismo de apresentar uma situação físico-química característica e constante, dentro de determinados limites, mesmo diante de alterações impostas pelo meio ambiente), em equilíbrio com a natureza? O fato é que a principal lei da natureza é a lei do equilíbrio. A natureza gravita constantemente para o equilíbrio. É a lei da física.

O equilíbrio é sustentado pela natureza em todos os níveis: nos níveis inanimado, vegetativo e animado. E somente o homem rompe esta lei com o seu individualismo excessivo: ele consume mais do que contribui, polui mais do que a natureza pode reivindicar, e assim sucessivamente.

Este rompimento da lei do equilíbrio é basicamente o problema de nossa crise atual.

Como podemos alcançar o equilíbrio? Só pode ser feito se começarmos a corrigir o próprio homem. Portanto, o problema está no homem, em sua correção. Além disso, o problema é grande e global. Se não quisermos ser semelhantes à natureza, se não queremos consumir apenas na medida em que contribuímos, a própria natureza nos obrigará a isto através das crises.

Vemos que a cada dia centenas de milhares de pessoas perdem seu emprego, porque nós não precisamos da maioria do que é produzido, tudo é excessivo. Estávamos produzindo coisas absolutamente desnecessárias, ou tornamos obsoletos mais rápido, a fim de produzir, vender e ganhar mais.

Em última instância, se nós mesmos não reduzirmos a produção até ao nível necessário e razoável de maneira que exista bom senso, a natureza nos obrigará a fazê-lo através de crises. Sem querer, nós nos encontramos despreparados, sendo jogados na rua. Então, vemos o que está acontecendo com a humanidade inteira.

O mundo está envolto em uma grande crise. Centenas de milhões de pessoas perderam seus empregos e nós não estamos preparados para isso.

O que vamos fazer com eles? Por exemplo, chegamos a um estado em que, na verdade, nenhuma produção excessiva é necessária. Com a tecnologia moderna nós não precisamos trabalhar tanto. No máximo, 10% da população pode fornecê-lo com alimentos, roupas, sapatos, e tudo o que é necessário para todo o planeta, se você trabalhar cerca de duas horas por dia.


Traduzido da língua espanhola a partir do texto disponível no Youtube:







Poste um comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :