Artigos

[Artigos][bleft]

Notas Musicais

[Notas Musicais][twocolumns]

29 de outubro é comemorado o Dia nacional do Livro. Saiba por que:

Data homenageia a fundação da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, que é considerada pela UNESCO como a sétima maior biblioteca nacional do mundo e, também, é a maior biblioteca da América Latina.



A partir de 1808, com a vinda da família real portuguesa e a fundação da Imprensa Régia, teve início o movimento editorial brasileiro. O primeiro livro publicado aqui foi o terceiro volume de Marília de Dirceu, em 1812, escrito por Tomás Antônio Gonzaga.

E a escolha do Dia Nacional do Livro remonta a este período, quando a Real Biblioteca, iniciada por D. João I no século XIV, foi trazida à colônia e oficialmente instalada no Rio de Janeiro, em 29 de outubro de 1810. Eram 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.

Depois da Independência (1822), parte deste acervo retornou a Portugal e parte foi comprada pelo Brasil, dando origem à Fundação Biblioteca Nacional, assim denominada desde 1990. Com nove milhões de itens, é considerada pela Unesco a oitava maior biblioteca do mundo e também a maior da América Latina.

O Dia Nacional do Livro é comemorado nesta data desde 1966. A Lei 5.191, de 1980, instituiu a Semana Nacional do Livro, de 23 a 29 de outubro, a fim de reforçar a importância do livro e valorizar iniciativas de incentivo ao hábito da leitura.

Fonte: Fundação Biblioteca Nacional




Poste um comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :