Artigos

[Artigos][bleft]

Notas Musicais

[Notas Musicais][twocolumns]

13 de maio, aniversário de nascimento de Lima Barreto.

Um dos poucos registros fotográficos do escritor Lima Barreto - Divulgação

13 de maio é o dia do aniversário de nascimento de Afonso Henriques de Lima Barreto, um dos maiores escritores brasileiros mais estudados de nossa literatura.

Lima Barreto nasceu em 13 de maio de 1881, no Rio de Janeiro, e foi jornalista e escritor. Entre suas obras destaca-se ‘Triste Fim de Policarpo Quaresma’, que narra a trajetória do Major Policarpo Quaresma, que causa estranheza nas pessoas por conta de seus ideais e pela sua coragem. Aliás, Major que não era major; era apelido.

Há mais de Lima Barreto na literatura do que possamos imaginar. Muitos textos do autor são desconhecidos dos leitores, e assim ficaram durante mais de um século. O motivo, talvez, é o fato desses textos terem sido assinados com pseudônimos. Hoje Lima Barreto é considerado um dos grandes escritores da língua portuguesa.

Faleceu no dia 1º de novembro de 1922, na mesma cidade em que nasceu e viveu, o Rio de Janeiro, com 41 anos de idade.


No Youtube, encontrei um canal que disponibiliza alguns audiobooks e, entre eles, está o Lima Barreto justamente com a obra ‘Triste Fim de Policarpo Quaresma’. Também no youtube é possível encontrar assistir o filme 'Policarpo, o herói do Brasil", filme brasileiro de 1998 baseado na obra de Lima Barreto. O filme conta o ator Paulo José interpretando Policarpo Quaresma, também estão presentes: Giulia Gam, Antônio Calloni, Chico Díaz, Bete Coelho, entre outros. Aproveite:




Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Um comentário :

  1. Olá! Tem um prêmio para vc ❤ Indiquei seu blog ❤
    https://cadernodalua.com/2017/06/11/indicada-ao-versatile-blogger-award

    ResponderExcluir