Artigos

[Artigos][bleft]

Notas Musicais

[Notas Musicais][twocolumns]

Resenha: "O que é leitura", Maria Helena Martins.


Dividido em seis capítulos e com noventa e quatro páginas, o livro, embora curto, tem um vasto conteúdo acerca da leitura. Todavia, não é objetivo da obra expor conceitos e definições sobre o que é a leitura, mas, sim, sugerir pensamentos e reflexões sobre a leitura. 

De acordo com o livro, pode-se afirmar que a habilidade de ler não garante ao leitor a real função da leitura. Segundo, Maria Helena Martins, boas partes das pessoas alfabetizadas se limitam no que diz respeito ao verdadeiro sentido da leitura, fazendo uso dela esporadicamente.

Por fim, conclui-se que a obra não traz nenhuma fórmula mágica para se aprender a gostar de ler, o leitor é quem precisa criar ambientes para que a leitura se torne gratificante. Maria Helena, baseada em Paulo Freire, diz que ninguém pode ensinar o outro a ler. A aprendizagem se dá sozinha, de acordo com o amadurecimento do indivíduo.


Maria Helena Martins, formada em Letras pela UFRGS - mesmo local onde fez mestrado. Fez doutorado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada, na USP. Entre 1973 e 1991 lecionou na graduação e pós-graduação da URFGS e na USP. Nos anos 1980 veio para São Paulo, onde coordenou projetos de extensão para incentivo à leitura ligados à USP, ao MEC e às secretarias de Educação do Estado e do Município, destacando-se então o Estágio de Formação de Educador em Serviço. Na década de 1990, além de ministrar cursos, elaborou e coordenou projetos de formação de mediadores de leitura.


Poste um comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :