Artigos

[Artigos][bleft]

Resenhas

[Resenhas][twocolumns]

Ao redor ou em redor, qual a forma correta?



A leitura de um livro contribui para o enriquecimento pessoal e para a sua compreensão do mundo como um todo. Quem lê, sabe porquê! É a partir da leitura que um indivíduo adquire novos conhecimentos; torna-o sedento por conhecimento, pois a partir de cada livro lido surge a necessidade de ir além, consumindo mais e mais informação.

A minha leitura atual é o livro “O Vampiro Imperador”, do escritor brasileiro Leonardo Barros, lançado em 2015 pela editora Novo Século. É um livro de ficção com 400 ricas páginas, onde o autor faz interessantes referências a serem pesquisadas pelo leitor ávido por conhecimento, como eu.

Em sua última obra Leonardo faz referência a Lisístrata, uma comédia antiguerra escrita por Aristófanes no ano de 411 a.C. Também faz referência ao Teatro de Marcellus, um importante monumento da Roma Antiga, construído no século I a.C. e ainda parcialmente conservado.

Entre tantas curiosidades nesses 25 capítulos lidos do livro, uma me chamou bastante atenção e achei interessante compartilhar com vocês aqui no blog. Neste caso, não é referente ao passado ou a algum fato histórico, mas sobre a língua portuguesa. Em diversos momentos da obra pode se observar que o autor utiliza bastante a frase “em redor de”. 

Qual é o correto? Ao redor ou em redor? A dúvida surge, pois em outras obras podemos observar que também utiliza-se ao redor.

Para responder a esta questão, procurei a especialista e revisora de textos Betta Vibranovski, do blog Português sem mistério, e ela disse que as duas formas estão corretas, ou seja, tanto se diz ao redor como em redor.

Espero, de alguma forma, ter ajudado vocês!


OBS: Ressalto que esta postagem não como objetivo corrigir o autor, mas, sim, levar conhecimento aos leitores. 


Para comprar o livro, clique aqui.


Poste um comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :