Artigos

[Artigos][bleft]

Notas Musicais

[Notas Musicais][twocolumns]

05 bons aplicativos para ler em seu smartphone ou tablet



Leitor de livros digitais, o famoso e-Reader, em inglês, é um pequeno aparelho que tem como função principal mostrar em uma tela, para leitura, o conteúdo de livros digitais (e-books). A tecnologia de tinta eletrônica nas telas desses leitores proporciona ao leitor a sensação de se ler um livro convencional por não utilizar iluminação, como as telas de cristal líquido (LCD), o que tem impulsionado a venda desses aparelhos em todo o mundo. O mais famoso deles é o Kindle, criado pela empresa estadunidense Amazon, que lançou seu primeiro modelo nos Estados Unidos, em 19 de novembro de 2007; e no Brasil em outubro de 2009.

Existem alguns bons modelos disponíveis no mercado, como o Kindle da Amazon, o Lev da Saraiva e o Kobo da Livraria Cultura, porém este último não entre na lista dos cinco melhores. Muitas pessoas utilizam dispositivos exclusivos para a leitura de livros digitais, ou então utilizam tablets e smartphones para o mesmo fim, através de aplicativos de leitura.

Os e-readers são baratos ou caros, dependendo do momento de quem pretende comprá-lo. O valor pode variar de R$ 299,00 a R$ 500,00, aproximadamente. O preço, talvez, possa ser compensado pelo valor dos livros digitais que tendem a serem mais baixos que os livros físicos e frequentemente a Amazon e a Saraiva realizam ofertas e promoções e você ainda pode encontrar obras em domínio público, ou seja, gratuitas.

Para você que assim como eu não tem um e-reader, veja abaixo cinco bons aplicativos que podem facilitar a sua vida, transformando seu celular num leitor digital:

Lev Saraiva



Desfrute ao máximo a leitura de seus livros com um grande leque de opções através do aplicativo de leitura digital da livraria Saraiva.

Para deixar a leitura ainda mais simples e prática, o Lev permite marcar páginas e texto, fazer anotações, organizar e customizar sua biblioteca, usar dicionário durante a leitura, ouvir os livros com o leitor de textos, entre outras funcionalidades.

Eu teste diversos apps de leitura, mas o Lev foi o que me conquistou por sua praticidade. Tenho o app instalado no meu aparelho celular há alguns meses e até então não tive problemas com o mesmo. Recomendo!


eReader Prestigio: Leitor


O eReaderPrestigio: Leitor é um app gratuito para celulares Android com uma biblioteca de conteúdo gratuito. No programa, o usuário pode escanear o próprio smartphone ou tablet para encontrar livros em formatos compatíveis. 

É importante ressaltar que há e-books gratuitos, pagos, tanto em português quanto em outras línguas. Ele processa arquivos nos principais formatos atuais: epub, epub3, fb2, fb2.zip, mobi, pdf, html, doc, rtf, e txt e Adobe DRM. A interface de leitura é excelente, totalmente adaptável para que usuário encontre uma boa combinação e deixe a leitura confortável. 

É possível fazer coleções organizadas por critérios próprios, extrair livros do Dropbox, Google Drive, cartão SD e outros. O serviço disponibiliza quase 50 mil exemplares gratuitamente, mas só alguns estão em português, como clássicos da literatura brasileira. Vale a instalação.

Alguns serviços são limitados na versão gratuita, por exemplo, a possibilidade de selecionar e compartilhar trechos das obras para compartilhar nas Redes Sociais.

Eu usei este app por algum tempo em sua versão gratuita e ele me foi muito útil, porém optei por manter apenas o Lev.


Google Play Livros


Com o GooglePlay Livros é possível escolher a partir de milhões de livros no Google Play, incluindo novos lançamentos, sucessos de vendas do New York Times®, livros escolares e clássicos gratuitos. O ajuste do tamanho do tipo de letra e a personalização possibilitam uma melhor experiência de leitura. É possível ler online ou offline e continuar a ler a partir do ponto em que ficou celular, no tablet ou no computador. Comece a ler hoje!




Wattpad


O Wattpad é um leitor com foco na distribuição gratuita de livros. Ele conta com um vasto público que fomenta uma comunidade bastante produtiva, com mais de 10 milhões de obras oferecidas gratuitamente a qualquer usuário. Além de “pessoas comuns”, é possível encontrar aqui autores consagrados, como Paulo Coelho e Margaret Atwood.

Este app é indicado para os fãs de literatura que desejam receber novidades sobre alguma obra no instante em que ela é publicada. Além disso, ele tem apelo especial entre quem busca por novidades do mundo literário, recebendo dicas de leituras a todo instante.

O leitor em si é bem interessante, com recursos para marcação de texto, compartilhamento de conteúdo e atenção especial à função para descoberta de novas obras. E você pode publicar seu próprio livro sem pagar nada por isso.


Kindle


O aplicativo Kindle é otimizado para dispositivos que usam o sistema Android em uma interface bonita e de fácil uso. O usuário tem acesso a um acervo com mais de um milhão de eBooks Kindle, podendo baixar o primeiro capítulo gratuitamente antes de decidir se quer comprá-lo.

Com a tecnologia Whispersync da Amazon, o leitor pode sincronizar automaticamente seus livros entre vários dispositivos incluindo os mais populares smartphones, tablets e computadores. Desse modo é possível continuar a leitura em um dispositivo diferente de onde parou. Também é possível ajustar o tamanho do texto, alterar o brilho da tela, escolher a cor de fundo e ler no modo retrato ou paisagem. 

Também é possível ler eBooks em no Kindle, PC, Mac, iPhone, iPad e iPod.


Poste um comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :