Artigos

[Artigos][bleft]

Resenhas

[Resenhas][twocolumns]

Resenha do livro: "Liberta-te, mãe África", de Ernesto Moamba.



Temos nesta obra inigualável do grande Ernesto Moamba um conjunto de poemas que se sequenciam ao longo do livro, não de forma vitimada, mas um grito de clamor de liberdade que já começa pelo próprio título da obra “Liberta-te, mãe África”. O estilo do livro, de forma clara reflete o estilo do autor, com sua simplicidade, mas com uma força surpreendente.

Poemas escritos por um jovem rapaz, que tem uma carga de maturidade muito grande. Podemos perceber uma relação lógica entre as ideias, pensamentos e fatos; entre o discurso e a ação. Unindo o discurso reflexivo e o grito por socorro, Ernesto cria uma obra riquíssima e emocionante em que temos poemas onde o autor implora para que a virgem África acorde de seu repouso, levante-se e liberte seus filhos. Há também muitas referências aos costumes africanos, costumes do povo moçambicano. Além de referências aos escritores e poetas Ungulani Ba Ka Khosa (pseudónimo de Francisco Esaú Cossa), José Craveirinha, Luís de Camões, dentre outros.

O objetivo deste livro não é o de transmitir uma sensação de piedade para quem o lê, mas, sim, transmitir o desejo de liberdade, e isto está nitidamente e intensamente presente em cada um dos poemas que compõem o livro. Este autor dá ênfase e valoriza a literatura africana, viabilizando uma rica ponte entre a lusofonia.


É através da literatura que o autor escolheu levar ao mundo seus textos grandiosos, é através da lusofonia que o autor está construindo uma ponte de união entre os lusófonos em língua portuguesa e é através da sua humanidade que o autor mostra o ser humano que existe em seu íntimo que, por sua vez, “esconde” sua parcela de divindade. “Liberta-te, mãe África” é uma obra ímpar, como bem comecei esta resenha, um convite à autorreflexão da escrita de um poeta-autor, que escreve com veracidade e com voracidade sobre liberdade de seus irmãos africanos. 

Leia entrevista exclusiva do blog O Viajante das Estrelas com o autor da obra, Ernesto Moamba. Acesse aqui.

Compre o livro:


ou acesse aqui.

Adicione o livro em sua estante do Skoob:

Tire foto da imagem através do app ou digite o código de barras:


Poste um comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :