Artigos

[Artigos][bleft]

Resenhas

[Resenhas][twocolumns]

"Entre o Trem e a Plataforma" é o primeiro romance de Lucimar Mutarelli




Lucimar Mutarelli estreou na literatura brasileira, em 2012, com seu primeiro romance intitulado "Entre o Trem e a Plataforma". A autora é esposa do também escritor e quadrinista Lourenço Mutarelli, que é o responsável pela ilustração da belíssima capa do livro. Segundo blog “Metrô em Foco”, a inspiração para o livro vem do meio de transporte que ela utiliza  diariamente: o metrô de São Paulo.

Descobri o livro por acaso, na Saraiva Online, e logo vi nele uma grande potencial de leitura. O título que complementa a capa foi o que mais me chamou a atenção. Comprei! Ele está na fila de leitura e logo “devoro” suas páginas.

Sobre a obra:

Perto de completar 30 anos, a datilógrafa Laura segue uma rotina monótona de casa para o trabalho, do trabalho para casa. Acompanha as novelas e sonha com uma família feliz, projetando seu desejo na vida das outras pessoas. Laura não se sente amada e é capaz de situações constrangedoras para chamar a atenção, como desmaiar no metrô, sem comover, contudo, pessoa alguma. Apesar de todos os dramas, as cenas da vida não escapam de Laura que, sob recomendação médica, passa a escrever sobre os pensamentos que tem no metrô.



Lucimar Mutarelli empresta à personagem a apatia e a forma mecânica de agir das pessoas que observou durante suas viagens de metrô: “Fico impressionada como essa quantidade de pessoas que andam, se comportam, obedecem, suportam e sobrevivem. É um dos preços que pagamos por habitar uma grande cidade. Parecemos um gado, um exército, seguindo o comando daquela voz mecânica e oculta das estações”.

Do mesmo modo que sua personagem, Lucimar Mutarelli escreveu este livro no metrô de São Paulo. Ela embarcava na estação Ana Rosa e descia na Consolação. Como o trajeto da linha é curto, a autora lá permanecia até esgotar a escrita. Completamente livre e sem censuras, Lucimar criou várias passagens da história a partir de cenas e pessoas que via no vagão.

Editora Prumo

Adicione o livro a sua estante do Skoob (tire foto do código de barras através do app ou clique aqui):



Compre o livro aqui.


Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

2 comentários :

  1. Olá.
    Eu li esse livro atraída pelo título, mas confesso que me decepcionei um pouco porque achei a narrativa um tanto quanto confusa, de modo que não dá para entender bem o que se passa na história. Na verdade dá, mas só depois de algum esforço.
    Abraços.

    Blog Impressões de Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compreendo! Confesso que comprei o livro atraído pela capa também. Bom, vou lê-lo em breve e posto aqui o que achei dele. Espero não me decepcionar. Obrigado pela visita!

      Excluir