Artigos

[Artigos][bleft]

Resenhas

[Resenhas][twocolumns]

Resenha do livro "Armamentista", de Joe de Lima



Existem muitas coisas gratificantes na vida e enumerar todas elas aqui, transformaria esta resenha num gigantesco livro. Por isso, pode-se resumir tudo em apenas um item: a leitura de um bom livro.  Ler é uma das coisas mais gratificantes da vida. Costumo dizer que “Se estou vivo, eu leio; Se leio, estou vivo”. A leitura é gratificante, porque transporta o leitor para outros mundos, mundos criados por quem o escreveu. Joe de Lima, é um escritor independente brasileiro, leitor de literatura fantástica, fã de games de RPG, shooters e cinéfilo incurável, que nos presenteia com a trilogia Vera Cruz.  

Armamentista. É este o nome do segundo volume da trilogia Vera Cruz, trabalho todo desenvolvido de forma independente por Joe, que surpreende o leitor com uma narrativa cinematográfica, bem costurada e envolvente, assim como no primeiro volume, intitulado Arcanista. Lançado em 2016 o livro convida o leitor a acompanhar a saga do jovem Marcel Seeder que agora está mais maduro e disposto a lutar por seus objetivos.

Marcel, por sinal, é um nome francês que significa “jovem guerreiro”. É a variante de Marcelo que, por sua vez, é o diminutivo de Márcio, que surge a partir do latim e tem o sentido de “guerreiro”. Haveria nome mais apropriado para um personagem que luta pelo que acha ser o certo?

A leitura dos dois volumes da trilogia me fizeram lembrar outras obras cinematográficas e/ou literárias com temáticas similares, acredito que esta associação possa estar relacionada ao fato do escritor ser leitor de literatura fantástica, como mencionado anteriormente, e ter transmitido isso para os seus textos. Se você segue o Joe no Facebook, no Twitter ou até mesmo em seu próprio blog, pode observar que ele está sempre atualizado em distopias, ficção, etc.. Somado a tudo isso está a trilha sonora fantástica que o inspirou na construção do enredo:


Armamentista não foi o primeiro livro de distopia que eu li, mas foi, certamente, o que mais me fez me aproximar do tema, até então terreno parcialmente inexplorado por mim. A trilogia Vera Cruz em si foi a descoberta de um mundo novo. Joe de Lima é a prova viva de que vale a pena voltar os olhos para publicações nacionais, especialmente para as publicações independentes. Precisamos valorizar mais quem se esforça para levar um trabalho de qualidade para o nosso paladar literário. Ninguém imagina o que se passa por trás de cada página escrita.

Novidade: o autor publicou em seu perfil no Facebook, no dia 30 de janeiro, que começou a escrever a terceira e última parte da trilogia. O que será que vem por aí? Estou ansioso! Saiba mais clicando aqui.

Descubra a opinião de outros blogueiros sobre os dois primeiros volumes da Triologia Vera Cruz clicando aqui.

Leia aqui a resenha de "Arcanista".

Siga o Joe de Lima no Facebook e no Twitter.

O livro está disponível na Amazon e no Clube de Autores em formato digital e impresso, respectivamente.



Poste um comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :