Artigos

[Artigos][bleft]

Resenhas

[Resenhas][twocolumns]

Os sete pecados do leitor



* A Soberba: A soberba de um leitor é querer estar sempre acima do livro que está lendo. O leitor soberbo é desdenhoso. Sempre considera que o que está lendo está abaixo de seu nível e isto o impede de apreciar um bom livro. Eu prefiro as pessoas que admiram do que as pessoas que desprezam.

* A Ira: Como tudo o que toca a paixão, a literatura pode se tornar em um instrumento de fúria. À ira do leitor identifica-a com essa espécie de fervor que às vezes um sente por ler um livro. Grandes autores têm destacado sempre a invectiva e têm escrito sempre "o contra". Livros magníficos que destroem ideias, costumes ou a outros autores. Às vezes também podem acordar em um uma espécie de “santo coragem” na contramão de alguma coisa.

* A Avareza: A avareza do leitor é indesculpável; avarento é aquele que nunca quer emprestar um livro (claro que ainda não aprendi a praticar o desapego, reconheço, sou bibliófilo), mas também o é o que defende seu tempo para ler. Há tanta gente que tira um tempo para nos dizer: "Como vejo que não está fazendo nada...". Como que não faço nada? Estou lendo!!!

* A Gula: Aqui tenho vários exemplos de gula de leitor, especialmente aqueles que vão acumulando os livros que querem ler e têm muitos. E eles sabem que amanhã podem ir à livraria e voltar com outros tantos. As pessoas dizem: "Se não tem tempo, porque compra tantos livros?". Mas eu não posso resistir. É mais forte que eu.

* A Luxúria: A luxúria é uma espécie de prazer quase inconfessável. Às vezes um não se atreve a dizer que desfruta mais com um livro do que com aquela realidade que o livro está contando. Aldous Huxley, escritor inglês, disse que é muito mais excitante ler a descrição de uma orgia do que participar dela. Se você está participando sentirá incômodo, pudor, mas quando a está apenas lendo, tudo é puramente sexual.

* A Inveja: A inveja, nos leitores que além de ler, escrevemos, consiste nesse sentimento que aparece quando lê um livro e pensa: "Eu queria ter escrito isso".

* A Preguiça: Preguiça é deixar as coisas para amanhã. O leitor preguiçoso é a pessoa que te diz: " Eu gostaria de ler, mas não tenho tempo". Mas acontece que ele não tem tempo para nenhuma das coisas boas da vida, no sentido linear. Nunca está concedido de antemão; um sempre tem que priorizar outras coisas supérfluas.

Poste um comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :