Artigos

[Artigos][bleft]

Notas Musicais

[Notas Musicais][twocolumns]

“A importância e a contribuição da literatura lusófona para o intercâmbio da literatura contemporânea”


Na data de ontem (15/01/2017) aconteceu o primeiro debate virtual do grupo “Lusofonidades - Divulgando literatas lusófonas”, moderado pelo escritor moçambicano Ernesto Moamba, sob o tema: “A importância e a contribuição da literatura lusófona para o intercâmbio da literatura contemporânea”. O encontro contou com a participação de grandes escritores, poetas, e amantes da literatura lusófona promovendo a troca de conhecimentos e discutindo os avanços da literatura na lusofonia.

A discussão sadia acerca do tema pelos participantes mostraram a sintonia do grupo em relação à produção literária e a importância da literatura na atualidade. Para o moderador, Ernesto Moamba, é muito importante sabermos que a literatura é a arte de compor e expor escritos artísticos, em prosa ou em verso, de acordo com princípios teóricos e práticos; o exercício dessa arte ou da eloquência e poesia. Ele ainda ressalta que a literatura lusófona tem contribuído tanto na massificação da escrita, trazendo assim novas experiências e horizontes ao amante da arte literária. Dorismeire Almeida Vasconcelos olha a literatura lusófona com um olhar de admiração pela forma como os escritores lusófonos diante de tantos desafios conseguem avançar além-mar e colocar no papel a alma de sua história e origem e fazer desabrochar grandes obras. Já para o poeta Meque Raul Samboco a literatura lusófona é um instrumento utilitário da escrita que une as nações da língua portuguesa sem fronteiras, raças, cores, religião, ideologia política, etc.

O debate estabeleceu alguns pontos importantes para o avanço da literatura na lusofonia como:

  • A criação de espaços para ações de divulgação da literatura;
  • Promover o acesso a leitura a todas as pessoas;
  • Ajudar os estudantes a descobrir ou redescobrir o prazer pela leitura;
  • Combater o preconceito e preconceito linguístico;
  • Uma maior integração entre os lusófonos, seja por meio físico ou por meio virtual;
  • A união entre escritores, para que possamos crescer e caminhar juntos;
  • Exigir dos respectivos governos políticas públicas que ocasionam ações de promoção e acesso à leitura.

Para fortalecer estes itens e promover o avanço da literatura na lusofonia, é necessário que possamos caminhar juntos, um ajudando o outro, sem vícios, sem preconceitos, apenas com um olhar de irmãos. Cada a sua maneira, mas todos no mesmo propósito, no mesmo ideal, conseguiremos romper as barreiras que nos são impostas. Encontros como esse que aconteceu ontem dão mais valor à literatura. A publicação de livros, textos, artigos, vídeos, etc, em Redes Sociais ajudam a promover o intercâmbio cultural entre nações.



Poste um comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :