Artigos

[Artigos][bleft]

Notas Musicais

[Notas Musicais][twocolumns]

Leia resenha de "Arcanista", de Joe de Lima




"Arcanista” (2015, 288 páginas), do escritor brasileiro Joe de Lima, é o primeiro livro da trilogia Vera Cruz que traz um enredo capaz de prender a atenção do leitor sedento por uma boa trama de ficção científica. Joe, é um escritor residente na cidade de Itumbiara, município brasileiro localizado no interior do estado de Goiás. Confira a resenha na íntegra:




Ser adolescente não é uma tarefa muito simples de cumprir, pois muitas são as responsabilidades e pouco é o interesse em cumpri-las. A fase intensa de transformações corporais e emocionais é o momento do discernimento da ingenuidade e da maturidade. A adolescência também pode ser um período de encontro consigo mesmo, refiro-me ao fato da possível descoberta daquilo que vai motivá-lo a chegar a fase adulta sem culpa por não ter contribuído com a sociedade.


Marcel Seeder, por exemplo, é um adolescente de 16 anos que vive em Vera Cruz, nação dividida pelo jogo de poder entre o governo, o exército independente chamado Arcanum e a sombra do grupo ecoterrorista Voz Verde. Marcel se preparou desde a infância para uma carreira militar como arcanista, seguindo os passos de seu pai com o desejo de fazer com se cumpra o lema de Arcanum: “Paz e ordem”.


Vera Cruz é uma nação com catorze cidades. A sua origem coincide com o fim da Guerra Absoluta, um grande conflito nuclear em escala global ocorrido na primeira metade do século 21 que marcou o fim da Velha Ordem Mundial e que arrasou nações inteiras com uma chuva de bombas atômicas, reduzindo drasticamente a população mundial.


A vida pacata e a timidez de Marcel dão espaço ao desejo ardente de se tornar um Arcanista, mas isso não será tão fácil. Vítima de um atentado terrorista, o pequeno grande prodígio terá que superar seus limites para que consiga dominar a gema, poder máximo da Arcanum que dá a habilidade para controlar o mana e realizar atos que em outros tempos seriam chamados de milagres, e que se divide em: gema-flama, gema-glacial, gema-rocha, gema-telecinética, gema-trovão e gema-fortituite.O mana, por sua vez, é a energia universal que abastece as casas, os dispositivos eletrônicos, os carros.


Marcel é um adolescente diferente, mas ao mesmo tempo é igual aos demais. Rebelou-se contra as exigências e restrições de um sistema inconsistente com a realidade de Vera Cruz. Apaixonou-se por Beatrix, colega de classe e amiga de infância.


"Aquela foi a primeira de muitas vezes que mataram aula para ver os treinos. Beatrix cada vez mais encantada com o poder dos arcanistas. Marcel cada vez mais encantado com ela (p. 07)."


O adolescente sente a necessidade de compreender o seu comportamento, os seus anseios, as suas angústias como conseguir se manter firme diante de tantos altos e baixos. Acima de tudo, o adolescente tem a necessidade de apoio da família para que possa encontrar força para lutar por seus ideais. Precisa de segurança para conquistar o mundo.



“Arcanista” é o primeiro livro da Trilogia Vera Cruz e está disponível em versões digital e impressa. Eu li a versão digital. O livro vale a pena! Não é uma simples história de aventura infantojuvenil adolescente sobre um jovem que luta contra o sistema vigente. É um livro de reflexão que que busca a paz. Dê uma chance!

O livro pode ser encontrado em formato digital na Amazon e em formato impresso no Clube de Autores. Aproveite o Pacotão Literário:





Nascido em 1981, Joe de Lima sempre gostou de inventar histórias. Após um início trabalhando com fanzines em quadrinhos, passou a se dedicar à literatura. Publicou contos em antologias das editoras Infinitum, Literata e Buriti, na revista digital Nupo e no podcast Desleituras. Também é autor de Serpente de Fogo, web-série literária de fantasia que mais tarde foi lançada na forma de um e-book gratuito.


Acompanhe o autor:


Poste um comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :