Artigos

[Artigos][bleft]

Notas Musicais

[Notas Musicais][twocolumns]

Leia resenha de "EXT...", de Anthony Hal



Nas mãos certas, um livro pode ser instigante, esclarecedor e transformador. Se você gosta de ler um bom livro e gosta de ficção, o escritor Anthony Hal e a Editora Schoba têm o livro certo pra você: "EXT... Um dia a evolução não precisará mais de nós".  O livro narra um momento crítico na história da humanidade, onde a evolução humana não consegue acompanhar a evolução tecnológica e ocorre o nascimento de uma forma de inteligência singular, capaz de fazer uma assombrosa descoberta sobre um futuro não muito distante.

Um dia, no futuro, um homem sem nome que conhece o passado e a possível criação de uma nova raça. Esses são os ingredientes que compõem esta obra intensa e filosófica. Após o vigésimo primeiro século, quando a terra já havia sofrido com grandes catástrofes naturais como terremotos, erupções vulcânicas, tempestades, além aquelas causadas pelo próprio homem como as grandes guerras, se vê perdido em um mundo que não reconhece mais. Para lidar com esse novo mundo e impedir que os dias que ainda virão sejam piores do que os atuais, surge um plano ousado que consiste em criar uma inteligência artificial para exterminar a raça humana. Contudo, a máquina criada é simplesmente uma máquina e não dispõe de sentimentos e emoções, mas tem uma característica em comum: servir ao seu “mestre”.

O livro não é simples trama de ficção, é reflexão! Cada capítulo é um convite para refletir sobre retrocesso humano que pode destruir nosso planeta e o avanço tecnológico que, de certa forma, poderia ser a destruição da raça humana. “EXT…” nem sempre é fácil de entender --precisei ler algumas partes algumas vezes para compreender a mensagem do escritor e por isso demorei na construção dessa resenha--, mas o fato é que o livro é um prato cheio para os amantes de ficção. Cada capítulo é introduzido por frases de grandes filósofos e escritores como Friedrich Nietzsche, Fiódor Dostoiévski, Franz Kafka e Johann Goethe.

A obra de Anthony Hal, além de nos proporcionar questionamentos sobre a relação complexa entre homem e máquina, nos deixa uma grande lição: a de que nós, humanos, temos capacidade maior do que qualquer máquina, porque somos capazes de amar e de pensar. Se pensamos, amamos. Se amamos, podemos mudar o mundo para que um dia a evolução precise de nós.

Ficha técnica:

Título: EXT…
Subtítulo:Um dia a evolução não precisará mais de nós
Autor: Anthony Hal
Edição: 1ª (2012)
Idioma: Português
Páginas: 204
ISBN: 978-85-8013-183-3


Conheça mais sobre o livro e sobre o autor. Clique na capa do livro:


Compre o livro:



Poste um comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :