Artigos

[Artigos][bleft]

Notas Musicais

[Notas Musicais][twocolumns]

EXT… Um dia a evolução não precisará mais de nós, de Anthony Hal


Uma daquelas obras extremamente envolventes. Um livro sobre o passado e sobre o futuro, viciante. Com um texto incrível, com frases de grandes filósofos, a obra de ficção brasileira, grande publicação da Editora Schoba no ano de 2012, nos convida a dar um passo à frente e ter a chance de compreender o futuro, o nosso futuro... E o passado do futuro.

Recebi esse livro da Schoba já a alguns dias e estou lendo ele neste momento. Confesso estar surpreso com o conteúdo e com o que ele propõe. Muito em breve publicarei a resenha dele aqui no blog para que vocês possam entendê-lo melhor. Enquanto isso, confira a sinopse da obra e conheça mais sobre o autor:

 No início do século XXI a ciência afirmava que entre os anos de 2020 e 2050 a capacidade de processamento de sistemas cibernéticos criados pelo homem alcançaria a capacidade de processamento da mente humana em seu atual estado de evolução. Também no início do século XXI a ciência dava início a revoluções que para sempre mudariam a estrutura da civilização humana.       Após o século XXI várias das promessas da ciência se tornaram realidade, e muitas ameaçavam se tornar pesadelos. A evolução da natureza humana não acompanhou a vertiginosa evolução tecnológica que a espécie experimentou, e apesar das possibilidades disponíveis, os problemas sociais e conflitos se agravaram e a desigualdade social se tornou também uma extrema desigualdade de acesso às maravilhas tecnológicas.
Neste momento crítico da história da humanidade, ocorre o nascimento de uma forma de inteligência artificial singular, capaz de fazer uma assombrosa descoberta sobre o papel da humanidade, e sobre o seu próprio papel na história do universo, frente aos possíveis futuros que ambas as formas de vida podem enfrentar. Criada para destruir todos os humanos, essa mente cibernética avançada demonstra ao seu mentor que ao contrário do que ele imaginava o seu nascimento e o projeto que eles criarão, representam exatamente o crítico passo evolutivo que a vida neste planeta estava aguardando.

É possível que exista um objetivo para a existência da vida no universo, e é possível que haja um futuro para a evolução da vida que surgiu no planeta Terra dentro deste contexto. Mas é provável que, ao contrário do que pensa de forma ingênua a mente humana, este não será um futuro humano.

 

Anthony Hal sempre gostou de ler muito desde criança, e quando adulto se apaixonou pelos temas: evolução, extinções em massa do passa- do da terra e inteligência artificial. 

De tanto ler livros e artigos que tratam sobre o impacto das tecnologias no futuro humano, resolveu escrever um texto de ficção científica que aborda temas polêmicos como a manipulação genética, o uso da nanotecnologia como arma e a possibilidade de que o surgimento de uma forma de consciência a partir da Inteligência Artificial represente o nascimento de uma nova forma de vida, o que traria consequências imprevisíveis para a espécie humana.

Ficha técnica:

Título: EXT…
Subtítulo:Um dia a evolução não precisará mais de nós
Autor: Anthony Hal
Edição: 1ª (2012)
Idioma: Português
Páginas: 204
ISBN: 978-85-8013-183-3

To check the version in English, please click here.





Poste um comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :