Artigos

[Artigos][bleft]

Resenhas

[Resenhas][twocolumns]

RESENHA: Depressão - Uma História de Superação, de Richard Simonetti


Em seu romance espírita, o escritor Richard Simonetti traz à tona relatos emocionantes e esclarecedores a respeito de uma doença já considerada o mal do século: a depressão.

SINOPSE


"Não é que eu pretenda me matar. Quero apenas desaparecer, sumir, livrar-me desta horrível sensação de vazio e inutilidade da existência!" Assim se define o personagem central desta trama a respeito da natureza de seu mal, que lhe tira a graça de viver e o leva a cogitar suicídio. Ao longo da história, em episódios esclarecedores e emocionantes, acompanha-se seu imenso esforço em favor da recuperação. Oferece uma visão ampla das origens desse terrível mal, à luz da doutrina espírita, com subsídios para superá-lo ou evitar que ele nos surpreenda na jornada humana.”

Estado de imensa tristeza, ausência de alegria, sem motivações para nada, perda ou ganho de apetite e peso, alterações do sono, fadiga ou perda de energia… Esses são alguns dos sintomas muito comum de uma doença que vem afetando milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive no nosso Brasil. A depressão afeta todas as faixas etárias e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), calcula-se que há mais de trezentas e cinquenta milhões de pessoas deprimidas no mundo. Ainda de acordo com a OMS, nota-se que a depressão atinge mais as mulheres do que os homens e no pior dos casos, a doença pode levar o indivíduo ao suicídio.
Segundo o massoterapeuta Michel Kallas, “a depressão é uma doença do organismo como um todo, que compromete o físico, o humor e, em consequência, o pensamento. Altera a maneira como a pessoa vê o mundo e sente a realidade, entende as coisas, manifesta emoções, sente a disposição e o prazer com a vida. Ela afeta a forma como a pessoa se alimenta e dorme, como se sente em relação a si próprio e como pensa sobre as coisas.”
Na visão espírita, de acordo com o psiquiatra Dr. Jaider Rodrigues de Paula, “a causa da depressão vige na alma e não somente no corpo físico. O conflito do deprimido remonta a causas pretéritas, provavelmente longínquas, com repercussão no presente. O cerne da questão liga-se a não identificação do amor divino e da paternidade do Criador. Por isso a rebeldia tão comum no deprimido.”
Ele acrescenta: “Revolta-se contra as leis, desdenha a própria vida, não concordando em ter sido criado, vai com facilidade ao suicídio (10 a 15% dos deprimidos se suicidará. Num ato de rebeldia extrema tentam devolver a própria vida ao Criador.”
“Depressão - Uma história de superação” se aprofunda na visão espírita a respeito desta doença tão comum em nosso tempo. Richard nos explica os dois fatores básicos ensinados pela Doutrina Espírita para a depressão: a consciência culpada e as influências espirituais. Acima de tudo, o autor nos ensina como dar a volta por cima, superando a depressão. O autor nos mostra através do personagem Clóvis, o protagonista, que sempre temos a chance de sair do abismo e encontrar a luz.

Ficha técnica:
Título: Depressão
Subtítulo: Uma história de superação
Editora: CEAC
Autor: Richard Simonetti
Edição: 2ª (2013)
Idioma: Português
Páginas: 208
ISBN: 978-85-8279-010-6


Poste um comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :