Artigos

[Artigos][bleft]

Notas Musicais

[Notas Musicais][twocolumns]

Iniciando a leitura do livro "Manipulando Almas", de Fernando Santos da Silva



Olá Viajantes, como estão? Espero que bem!

Bom, hoje venho apresentar a vocês a minha primeira leitura do ano de 2.016: é o livro “Manipulando Almas”, do escritor brasileiro Fernando Santos da Silva. O livro, lançado em 2.012, é mais uma publicação da Editora Schoba que eu tenho a oportunidade de ler. Aliás, acredito que já tenha dito antes aqui, mas gosto muito dos livros desta editora. Eles são muito ricos em seu conteúdo. Vale apena conhecer a editora e suas publicações. Não, a Editora Schoba não é parceira do blog e não estou fazendo qualquer tipo de propaganda, mas é que são obras muito boas mesmo. Se permitam dar uma pesquisada.
Leiam a sinopse do livro abaixo:

[...] o presente livro surpreende ao expor uma narrativa no campo da História política, abordando as ações e reflexões dos membros de um partido político de influência decisiva sobre o processo histórico do país de fins do século XIX e início do século XX, que constituíram a famosa "política do café com leite".

T

rata-se de um texto generosamente informativo, na medida em que expõe não só o debate, entre os membros do PRP, sobre que rumos deveria tomar a República brasileira, como também narra as idas e vindas dentro do governo central do país, os ajustamentos ideológicos, as concessões políticas no processo de divisão do poder entre a elite política e econômica. Eis um ponto de partida, entretanto, para uma reflexão crítica sobre os verdadeiros interesses dos republicanos brasileiros, apontando para uma possível ingerência frente aos anseios populares, o que teria consequências até sobre a nossa política atual, ao constituir uma tradição política pautada pelo descompromisso, por exemplo, com questões sociais.

do prefácio de: Priscila Gomes Correa.


Silva, Fernando Santos da
Manipulando Almas: a construção do imaginário paulistana República 
Velha / Fernando Santos da Silva. - Salto, SP: Schoba, 2012.
124 páginas.
ISBN: 978-85-8013-158-1

Poste um comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :