Artigos

[Artigos][bleft]

Resenhas

[Resenhas][twocolumns]

Uma análise do filme "O Menino de Ouro" - João Paulo



"O Menino de Ouro" (título no Brasil) é uma comédia dramática que explora o desenvolvimento de uma família que tenta sobreviver ao sentimento de luto pela perda de um ente querido, no caso, a perda de um filho. Observa-se também a preparação para a aceitação de um novo modelo de família, sem o filho que morrera ainda na infância, mas com um novo membro, um novo filho. 

Alec (Ioan Gruffudd) e Zooey (Toni Collette) perderam seu único filho ainda criança, mas este não é o foco central da história. O filme começa com o casal estudando a possibilidade de adotar uma criança, uma vez que Zooey não consegue engravidar devido ao trauma da perda de seu filho. Pura questão psicológica, uma vez que seus exames médicos não apresentam alterações. 

Ainda que o filme apresente algumas características do espiritismo e uma transgressão da razão, é uma história emocionante que traz à tona a reflexão da verdadeira concepção de família e da relação entre pais e filhos.

É comum encontrar em nosso círculo ou fora dele pessoas que lidam ou tentam lidar com o sentimento da perda, seja de um filho, de um  pai, de uma mãe, de um amigo especial... Há aqueles que conseguem lidar facilmente com este sentimento, mas há aqueles que demoram para se recuperar. Em muitos casos, a dor e a saudade duram por muitos anos. 

A criança misteriosa que surge "do nada" na vida do casal, o "sem teto" guardião da praça e as duas funcionárias do abrigo de crianças são supostos anjos que ajudam o casal no decorrer da vida deles, fazendo com que ambos superem a perda do filho amado e reencontrem o desejo de continuar a vida, descobrindo que ainda podem sorrir e se divertirem juntos. 

Com paciência e delicadeza. o pequeno Eli (Maurice Cole) e o Sr. Potts (Richard E. Grant) ajudam o casal  a se reconstruírem, redescobrindo o sentido da vida e a superar os problemas conjugais e financeiros. Aos poucos, o casal vai conseguindo se desprender do passado e olhar para o futuro e uma nova vida surge para trazer vida à família.

Uma curiosidade: a Rede Globo exibe o filme com um título diferente: "Um Presente Especial". Isso porque "O Menino de Ouro" remete ao apelido do apresentador de emissora concorrente, Luiz Bacci.

Assista ao trailer do filme:

 

João Paulo

Poste um comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :