Artigos

[Artigos][bleft]

Resenhas

[Resenhas][twocolumns]

[Resenha] "Estamos Aqui", de Jéssica Paula




Jéssica Paula, escritora goiana de Rio Verde, superou seus limites e encarou o desafio de embarcar rumo à África e vivenciar a dura realidade das vítimas de conflitos na região da Etiópia, Sudão, Sudão do Sul e Uganda. Sua deficiência física não foi um empecilho para que ela pudesse estar perto de nossos irmãos que tanto sofrem, mas não perdem o sorriso e a esperança de dias melhores. O resultado das experiências vividas pela jornalista é o livro "Estamos Aqui".

Trata-se de um livro com 284 páginas, impresso em papel couché e publicado pela Editora Schoba, onde Jéssica relata toda a sua trajetória pelo Sudão e região. Um prato cheio para quem tem sede de conhecimento e está espontaneamente aberto a diferentes culturas.

É importante perceber que o livro traz relatos de pessoas que a jornalista foi encontrando durante a viagem. Já na primeira página há uma frase impactante dita por um refugiado à jornalista e que deu origem ao nome do livro. Imagens! Há também muitas imagens que a própria autora fez durante o seu percurso, mostrando o dia a dia dos habitantes locais.

Os nomes e rostos de pessoas desconhecidas ajudam a compreender a dura realidade dos refugiados. Dezenas de milhares de pessoas fogem de suas casas sem levar praticamente nada, a não ser a roupa do corpo, para buscar abrigo em terras melhores, convivendo com a insegurança e muitas vezes com o medo de perder seus familiares e nunca mais voltar a vê-los. Jéssica mostra ao mundo de uma maneira muito natural os absurdos e resultados de uma guerra constante.


"Estamos Aqui" é um recado dos refugiados que habitam a região do Sudão ao restante da humanidade, com o intuito de mostrar que por maior que sejam as diferenças e a distância, todos habitam um mesmo planeta e são iguais em suas características. É um livro forte, porém repleto de alegria que nos faz pensar e repensar que o igual é diferente, mas é nas diferenças que nos tornamos iguais. Olhemos para todos, pois todos nós estamos aqui.


Imagem do site da editora.
Nascida no Rio Verde, interior de Goiás, Jéssica Paula é jornalista formada na Universidade de Brasília. Estudou reportagem especial e documentário em Madri. Em 2011 realizou ensaios fotográficos sobre etnias indígenas no interior brasileiro. Na Espanha, em 2012, publicou reportagem especial sobre a vida dos ciganos romenos na periferia de Madri. Andou por mais de 23 países em busca de histórias. Foi repórter no jornal Correio Braziliense e na TV Brasília. Hoje, atua como jornalista independente e continua em busca de boas histórias ao redor do mundo.


Siga a Jéssica Paula nas Redes Sociais:



                                                                           


Compre o livro aqui:





Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

2 comentários :

  1. Paulo!
    Gostei de conhecer mais uma autora nacional e com um livro bem diferenciado.
    Desejo sucesso!

    Adorei o novo layout, parabéns!

    “A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda.”(Oliver Goldsmith)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro incrível, Rudynalva e autores nacionais são os melhores ;-)

      Muito obrigado pela visita! "Tudo posso se tenho força de vontade".

      Volte sempre! ;-)

      Excluir