Artigos

[Artigos][bleft]

Resenhas

[Resenhas][twocolumns]

O Limite das Trevas




As trevas e a luz dividem espaço neste planeta? Há muito, isto fascina o homem. Com a Literatura e a Ciência envolvidas, então, nem se fala!

As primeiras tentativas de explicar o Universo basearam-se num esforço de classificação, organização e registro. Seja no Mahabharata, Bíblia ou Corão, colocou-se tudo o que se conhece no seu devido lugar.

Ou melhor, tentou-se.

O cientificismo brotaria no Renascimento, erguendo-se no Século XIX, e apartaria o conhecimento artístico daquele obtido a partir do método: aquilo é uma questão de fé. Isto, a verdade.

Pode-se dizer que o mundo nunca esteve tão compartimentado como na atualidade. O cérebro humano constrói e digladia num cenário complexo e sempre inacabado. Tenta-se impedir a degradação de velhos limites e, cada vez mais, é o relativismo que se impõe – as novas cercas, ditas equivalentes às antigas, apenas comportam espaços cada vez menores e mais claustrofóbicos. O Universo conhecido pela raça humana, progressivamente, carece de passagens ou portais capazes de “arejar” essa existência tão sufocante.

Neste contexto, fé e literatura de fantasia são amigos libertadores. Com os pés no chão, é claro, os leitores podem sentir algum alívio.

Caçadores - A ascensão das Trevas - Livro 1”, livro de T. F. Portsan, chega a esse público enclausurado e, interessantemente, aborda o tema dos portais entre mundos paralelos.

Enquanto um grupo de notáveis caçadores luta para conservar o equilíbrio entre o nosso mundo e outro, cheio de feras, determinados eventos levam essas duas realidades para uma espécie de fusão catastrófica.

O enredo deCaçadores metaforiza a dificuldade e o medo atuais experimentados pelo ser humano e só isto já faz de T. F. Portsan, consciente ou inconscientemente, um autor sensível a estes mundo e época.



Será que a velha função informativa da Literatura está voltando à carga nestes nossos tempos ditos pós-modernos? Ora, certos tópicos da Física, como na Mecânica Quântica, por exemplo, e obras como a de Portsan estão aí para confirmar.



Acompanhe o autor e a sua obra:





Assista o Book Trailer do livro:




Para comprar o livro, basta clicar na imagem abaixo e ir até a página da editora do livro:

Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

4 comentários :

  1. Meu Deus, me deu muuuita vontade de ler esse livro hahha, adorei o post!!

    beijos,
    www.estilo-malu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter despertado a sua curiosidade, Malu. O livro é ótimo!

      Excluir
  2. João!
    Que aula, hein?
    Muito bom poder aprender um pouco mais sobre a literatura de fantasia!
    A obra parece excepcional.
    Agradeço a visita feita ao blog e espero vê-la novamente por lá quando puder.
    “A verdadeira páscoa está no exemplo de entrega que Jesus nos deixou”. (Jader Amadi)
    Semaninha esplendorosa com o verdadeiro sentido da Páscoa!
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudynalva, meu anjo, fico muito contente com suas palavras. Também fico contente em ter despertado a sua curiosidade. De fato, o livro é muito bom.

      Feliz Páscoa!

      Excluir