Artigos

[Artigos][bleft]

Resenhas

[Resenhas][twocolumns]

Dica de Música: "Madredeus"



"Os Maias" foi uma minissérie brasileira exibida pela Rede Globo de Televisão no ano de 2001. A produção foi uma adaptação do romance homônimo de Eça de Queiroz para Tv e foi escrita por Maria Adelaide Amaral, João Emanuel Carneiro e Vincent Villari. 

Mas, o que a minissérie tem a ver com a DICA DE MÚSICA da semana? 

Tudo a ver! 

Para quem assistiu a minissérie lembra o quão primorosa foi a produção e a grandiosidade do elenco. É aí que entra a DICA DE MÚSICA da semana: o elenco.  Mas precisamente, a chamada de elenco. Imagino que vocês devam estar se perguntado: "Se eu não me lembro nem da abertura da minissérie, vou me lembrar do vídeo de chamada de elenco? Ok, ok... Então, vou refrescar a memória de vocês. Vejam o vídeo da chamada de elenco da minissérie:



Lembram-se? E melhor: atentaram-se para a música?

Assim que ouvi a música deste vídeo pela primeira vez, fiquei completamente encantado. Que voz! Suave. Doce. "O Pastor", foi a música escolhida para a chamada integrar a trilha sonora da novela. Quem canta? Um grupo português chamado "Madredeus".

Madredeus é um dos grupos musicais portugueses de maior projeção mundial. A sua música combina influências da música tradicional portuguesa com a música erudita e com a música popular contemporânea.

A musicalidade do grupo sempre foi erroneamente referida como fado, gênero musical português mais conhecido internacionalmente, sobretudo pela imprensa fora de Portugal. O grupo nunca se descreveu desta forma, ainda que declarasse existir uma aproximação ao "espírito musical" do fado.

Nos seus vinte anos de carreira, os Madredeus lançaram 14 álbuns e estiveram em turné em 41 países — incluindo a Coreia do Norte e um festival de música na Noruega, dentro do Círculo Polar Árctico.

Em 28 de Novembro de 2007, o anúncio da saída de Teresa Salgueiro, vocalista do grupo, tomou os fãs de surpresa. Pedro Ayres Magalhães declarou à época que o futuro do grupo era incerto e que, na opinião dele, tornar-se-ia difícil pensar em um retorno sem a presença de Teresa Salgueiro, cuja voz se tornou emblemática para os Madredeus.



Para a alegria de todos [princialmente a minha], no final do ano de 2011, é anunciada uma nova vida para os Madredeus. A nova formação mantem Pedro Ayres Magalhães (guitarra clássica) e Carlos Maria Trindade (sintetizadores), juntando-se Jorge Varrecoso (violino), António Figueiredo (violino), Luís Clode (violoncelo) e Beatriz Nunes (voz). Em 02 de Abril do mesmo ano é lançado o "Essência", que pretende celebrar os 25 anos de carreira do grupo com novos arranjos de clássicos.



Uma ótima DICA DE MÚSICA, não é mesmo? 
Espero que tenha gostado :-)

Ouça algumas músicas do grupo "Madredeus":


Madredeus: "O Pastor":


Madredeus: "O Paraíso":


Madredeus: "Ainda":


Madredeus: "Haja o que Houver:





Poste um comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :