Artigos

[Artigos][bleft]

Resenhas

[Resenhas][twocolumns]

Resenha Crítica do livro "Bile Negra", de Alexandre Loch.


LOCH-ALEXANDRE. 
Bile Negra / Alexandre Loch. – Barueri, SP:
Novo Século Editora, 2014. – (Talentos da literatura brasileira) 
1. Ficção brasileira I. Título II. Série.












Angústia é o sentimento que define a vida de Iago, um jovem recém-chegado à cidade grande, e o substantivo que define o livro. Mas o que é angústia? Segundo o dicionário Etimológico, a palavra angústia vem do latim "angere" que significa apertar, afogar e estreitar, dai "angustus" que significa estreito, apertado e de curta duração. Sentir-se afogado, sem ar, apertado, sem saída.  

De um modo geral, o autor apoia-se na teoria dos quatro humores para mergulhar em nosso interior e destrinchar tudo aquilo que está preso e que não temos coragem de pôr pra fora. Aquela "coisa" que não vemos, mas sentimos e sentimos como se estivéssemos caindo num profundo abismo criado por nós mesmos.

Hipócrates, o pai da medicina, relacionou a teoria cósmica de Empédocles de Acragas à saúde das pessoas, criando a Teoria dos Quatro Humores. Os Quatro Humores são: sangue, bílis preta, bílis amarela e fleuma. Essa teoria afirma que a química do corpo determina o humor e defende que uma boa saúde depende do equilíbrio dos Quatro, o excesso de um deles provoca doenças e traços exagerados na personalidade. Essa teoria foi adaptada por muitos pesquisadores, alguns não utilizaram o nome original, dando origem aos Quatro Temperamentos Humanos.



O livro fornece importantes benefícios à pesquisa acerca do tema, à medida que o autor trata dos principais sintomas da angústia: tormenta, vazio e libertação. Essa é a divisão da obra e em síntese mostra o percurso do céu ao inferno e do inferno ao céu do personagem principal da trama à medida que este vai expondo os segredos de seu interior. 

Com visíveis conhecimentos acerca do tema, o autor empenham-se em apresentar de maneira sensível as angústias humanas e o que somos capazes de fazer para preencher esse sentimento, detalhando as circunstâncias e as características do que se passa em nosso interior fazendo com que possamos compreender as ideias básicas de um sentimento que se faz presente. 

É uma leitura que exige calma e foco, sem desespero, respeitando as vírgulas e todas as outras pontuações. Eu mesmo demorei dias para ler a obra, pois ela exige essa dedicação especial. A leitura deve ser realizada sem pressa. Principalmente, respeitando as experiências de Iago. Vale ressaltar que, quando uma pessoa precisa de alguém para conversar, desabafar e não encontra quem esteja disposto a ouvi-lo, este procura outros meios para fazer esse desabafo. Alguns procuram o sexo, outros procuram as drogas, outros vêem a morte como melhor amiga.

O livro tem como objetivo principal discutir a teoria dos quatro humores e oferecer alternativas para que as pessoas que convivem com a angústia possam encontrar alternativas para superar essa sensação devastadora. Confesso que, ao ler este livro, tive a nítida sensação de estar literalmente em uma sessão de terapia. Também é interessante observar o quanto a obra tem potencial para uma bela e emocionante peça teatral. Um livro lindo que merece ser lido com respeito, calma e sensibilidade. 


Embora tenha recomendado realizar a leitura deste livro com calma, não há a necessidade de realizar a leitura com posse de um dicionário. Entretanto, existem algumas palavras no livro que merecem atenção. Veja:

1ª - Auferecido: Obter como resposta; conseguir, colher: auferir vantagens; auferir lucros de um empréstimo. Não confundir com: aferir.
2ª - Parcamente: De modo parco, que contém parcimônia: era um local parcamente residencial.
3ª - Parva: Diz-se de quem é tola; que não é muito inteligente.  Mulher pouco inteligente; aquela que é tola ou idiota. Culinária. Pequena refeição que se faz, durante a manhã, em jejum. Pequena quantidade de dinheiro. 
4ª - Polifonia: Termo musical para designar várias melodias que se desenvolvem independentemente, mas dentro da mesma tonalidade. As composições polifônicas têm várias partes simultâneas e harmônicas. As partes são independentes, mas de igual importância. Embora a música polifônica seja primordialmente vocal, o termo também pode aplicar-se a obras instrumentais. Polifonia é uma palavra que vem do grego e que significa de muitas vozes. Música vocal contrapôntica.
5ª - Imiscuir: Tomar parte em; misturar-se: imiscuir-se nos negócios alheios. Intrometer-se, envolver-se em, ingerir-se.
6ª - Jocoso: Que possui a capacidade de incitar o riso: filme jocoso. Que ou aquilo que zomba; que ocasiona o riso em; engraçado.Quem usa de irônia para provocar risos; irônico. 







Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

2 comentários :

  1. Be, a meu ver a angústia é um sentimento que vem desde a infância e por vezes nem sabemos porque ela se instala.
    Fazer um livro baseado na Teoria dos quatro humores a princípio seria algo mais técnico, para quem atua na área ou conhece um pouco da psicologia, porém pelo que entendi, o autor conseguiu transformá-lo em algo que qualquer pessoa pode ler e compreender, e, melhor pode aprender com a leitura como e porque do equilíbrio dos humores.
    Achei muito interessante e gostaria de apreciar a leitura, ainda mais se vem com certa dramaticidade a ponto de poder se tornar uma peça teatral, acredito que é pela própria formação do autor.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não! O livro não vem com certa dramaticidade. Quando digo que a obra pode se tornar uma peça teatral, é porque a maneira como Alexandre Loch, autor do livro, escreveu a obra dá-nos a impressão de estarmos assistindo a uma peça de teatro. O livro não é um clichê sobre a angústia. Talvez, se algum dia houver a produção de uma peça teatral do livro, aí sim poderá haver certa dramaticidade, dependendo da atuação dos atores. Muitíssimo obrigado por visitar o blogue.

      http://www.oviajantedasestrelas.com.br/

      Excluir