Artigos

[Artigos][bleft]

Notas Musicais

[Notas Musicais][twocolumns]

Nazismo - Como Ele Pôde Acontecer, de Eduardo Szklarz


Um surto de insanidade, só assim parecemos entender o nazismo. Afinal, uma ditadura que esterilizou à força 400 mil "incapazes", usou pesticida para executar 3 mil prisioneiros a cada 10 minutos e eliminou dois de cada dez judeus europeus não podia mesmo ser normal. Mas a ideia do surto insano é ilusória. Faz o regime de Hitler parecer algo mais distante da nossa realidade do que de fato é. Os nazistas chegaram ao poder pelas urnas, convenceram cidadão a delatar vizinhos "suspeitos" e cooptaram profissionais de primeira linha. Nada menos que 45% dos médicos alemães pertenciam ao Partido Nazista. A própria máquina de destruição do Reich foi feita de nomes familiares para nós: trabalho escravo em empresas como Siemens e Basf, e sistemas de caça a judeus elaborados com tecnologia da IBM. Tudo isso significa que, não, nenhum país está livre de cair na mesma armadilha em que a Alemanha caiu lá atrás. Então é bom que a memória sobre o que aconteceu ali continue viva, nos mínimos detalhes, como está nestas páginas.

Ficha Técnica

Edição:
Ano: 2014
Gênero: História Geral
Editora: Abril
Número de Páginas: 268

Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

4 comentários :

  1. Adoro livros relacionados a esse tema. Obrigada pela dica! Assim que eu tiver um tempinho livre vou tentar ler.
    Beijinhos e muito sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou lendo esse livro agora, Mariana! É um ótimo livro, muito bem escrito e o autor demonstra uma grande conhecimento sobre o assunto. Fantástico!

      Excluir
  2. Eu não gostei muito do último livro que li do selo Super Interessante, mas este parece muito interessante. Adoro livros de história que sejam mais fáceis de digerir.

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, Elisa, este livro me fez entender mais sobre o Nazismo, o passado sombrio de nossa história. Aliás, este livro é uma verdadeira aula de HISTÓRIA. O autor aborda o tema de maneira prática e com riquezas de detalhes. O livro também tem belíssimas ilustrações. Super Recomendo a leitura. Qual foi o último livro que você leu da "Super Interessante"?

      Excluir