Artigos

[Artigos][bleft]

Notas Musicais

[Notas Musicais][twocolumns]

A Arte de ser Educado

A arte de ser educado Educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. A educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida. O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização. 

A etimologia da palavra, que foi dicionarizada em português no século
XVII, é latina: educatio, sinônimo de ação de criar ou de nutrir, cultura, cultivo. Designa um ato ou um processo e um efeito. Educação, ao mesmo tempo, significa o ato ou processo de educar ou educar-se e o conhecimento e desenvolvimento resultantes desse ato ou processo.
Alguém que educa e alguém que é educado estão unidos pela palavra educação, sendo que é possível a uma pessoa educar a si mesma, ou seja, ser educador e educando de um só vez, por exemplo, a partir da observação, enfim, da experiência da vida social.

A pessoa educada e gentil consegue gerar uma aura em torno de si, capaz de modificar o comportamento do outro, que desconcertado com a forma gentil com que é tratado, recua em sua maneira agressiva de se relacionar, passando a ouvir mais, com atitudes mais educadas no trato com o próximo. Isso acontece por um motivo muito simples e lógico: é mais fácil e menos trabalhoso ser educado do que mal educado. 

Em contrapartida, a pessoa mal educada vive desgastada e estressada com todos a redor. Se sentem superiores aos outros, acham que sempre estão certos, e que as outras pessoas tem que aguentar suas ignorâncias sem reclamar, ou foram mal amadas e mal tratadas por alguém em um passado não muito distante.

Entretanto, é necessário tratar essas pessoas com amor, pois só o amor e a compreensão serão capazes de fazer com que as pessoas mal educadas entendam que ser educado é mais fácil, e ser bem tratado nos torna igualmente educados.

Saibamos compreender os atos de nossos semelhantes. Quando você encontrar uma pessoa mal educada considere que está recebendo uma oportunidade de ensinamento para “não ser” desta maneira.

O encontro com uma pessoa mal educada deve fortalecer nossa atitude de não sermos igual a ela. A reação diante de uma pessoa mal educada deve ser tratá-la com gentileza. 

Poste um comentário
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :